Vantagens do protocolo HBE da Ceva

Protocolo de IATF sem o hormônio eCG proporciona excelentes resultados a campo

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma ferramenta de grande valor na pecuária moderna, com eficácia comprovada e reconhecida mundialmente por aumentar os índices de reprodução do rebanho e facilitar programas de melhoria genética do gado.

Os protocolos mais empregados na IATF utilizam o eCG (Gonadotrofina Coriônica Equina) para estimular o crescimento folicular e a ovulação das vacas, atuando sobre os receptores de FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante). A meia-vida e efeitos do eCG podem durar de 3 a 4 dias na vaca, estimulando também a produção de novos folículos, podendo promover uma superovulação e ocasionar gestações gemelares.

A questão do bem-estar animal também vem se inserindo no setor reprodutivo ligado à pecuária e discussões recentes questionam a utilização do eCG, pois o mesmo é  obtido através do sangue de éguas com 60 a 90 dias de gestação.

A substituição do eCG pelo hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) representa uma evolução nos protocolos de IATF. O hCG atua quase que exclusivamente sobre os receptores de LH, favorecendo a maturação final do folículo ovariano, a ovulação e a produção concomitante de um corpo lúteo pós ovulatório de  melhor qualidade, para a manutenção da gestação após a fecundação. Um ponto muito importante para ser lembrado quanto ao tema bem - estar é a forma de obtenção do hCG,  que é através da urina de mulheres grávidas, que é purificado em laboratório após a coleta.

Sem nenhum questionamento quanto ao bem-estar animal, os benefícios da implementação de um protocolo com o Fertigon® (hCG Ceva) no rebanho vão desde o seu período menor de ação biológica (até 30h) até a diminuição de cerca de 4% das superovulações e partos gemelares, uma evidente melhoria na qualidade do corpo lúteo que traz uma maior qualidade para a fecundação, ótima taxa de fertilização de oócitos, alta qualidade embrionária e melhores resultados de prenhezes a campo.

O novo protocolo pode ser utilizado tanto no rebanho de vacas de corte quanto em vacas leiteiras em regime de produção à pasto, logo após o Período Voluntário de Espera (PVE), com objetivo de proporcionar uma nova gestação, em intervalo de tempo adequado após o parto, maximizando a rentabilidade. .  

A Ceva Saúde Animal oferece ao mercado o ReprodAction®, um programa completo para a implementação da IATF com o protocolo HBE, que conta também com Prociclar®, Luteglan® e Benzoato HC® para rebanhos de corte e leite, adequados às particularidades de cada criador.

Uma excelente solução para o bem-estar animal, com resultados expressivos, e uma melhora produtiva do rebanho que afeta positivamente o bolso do produtor.

Voltar ao topo