Tune in with Experts Ceva Saúde Animal: Autoridades mundiais em saúde avícola reunidas em uma websérie

Consciente do grande impacto negativo gerado pela Bronquite Infecciosa na eficiência produtiva e na rentabilidade das granjas, a Ceva Saúde Animal convida os profissionais da avicultura a acompanharem a série “Tune in with Experts” ou “Sintonize-se com...

Consciente do grande impacto negativo gerado pela Bronquite Infecciosa na eficiência produtiva e na rentabilidade das granjas, a Ceva Saúde Animal convida os profissionais da avicultura a acompanharem a série “Tune in with Experts” ou “Sintonize-se com os especialistas”, disponível no canal do YouTube da multinacional francesa.

Considerada a doença de maior impacto na avicultura, com uma prevalência de mais de 85% em frangos de corte, e mantida pela Organização Mundial de Saúde Animal na lista das doenças de elevada importância socioeconômica, a série é apresentada por Marco Aurélio Elmer Lopes, Gerente de Marketing Avicultura Global da Ceva Saúde Animal.
Essa iniciativa é apoiada por toda a expertise técnico-científica global e pela rede de relacionamentos mundiais com especialistas de referência em diversas áreas da saúde animal mantida pela Ceva Saúde Animal, que contribuem com seus conhecimentos e experiências sobre o tema.

“A cada episódio, os profissionais da avicultura terão acesso a um conteúdo exclusivo e aprofundado sobre diferentes tópicos, apresentados de forma excepcional por Marco Aurélio”, destaca Tharley Carvalho, Gerente de Marketing Aves de Ciclo Curto da Ceva Saúde Animal Brasil.

Nomes de referência na pesquisa, como Mark Jackwood, Mattia Cecchinato, Miren Arbe, Maurício França e Christophe Cazaban, compartilham suas opiniões. “A série "Tune in with Experts – Série IB" possui 8 episódios exclusivos sobre Bronquite Infecciosa”, completa Tharley.

primeiro vídeo os profissionais poderão conhecer um pouco mais desta iniciativa da Ceva Saúde Animal e na sequência os temas:

São grandes nomes da área da pesquisa mundial.

Mark Jackwood, por exemplo, é um especialista que reúne uma série de trabalhos de pesquisas para o controle da bronquite, possui graduação e mestrado pela Universidade de Delaware, e Ph.D. pelo Departamento de Ciências Avícolas da Ohio State University, além de uma série de trabalhos de pesquisas para o controle da Bronquite Infecciosa. Além disso, foi o Professor J. R. Glisson de Medicina Aviária e chefe do Departamento de Saúde de População na Faculdade de Medicina Veterinária, no Poultry Diagnostic and Research Center (University of Georgia, Athens/GA), onde se aposentou em setembro de 2022 e é agora é Professor Emérito.

Já Mattia Cecchinato é atualmente professor do Departamento de Medicina Animal, Produção e Saúde (MAPS) da Universidade de Pádova (Itália) focado em doenças aviárias. Seus principais campos de estudo são: Estudos epidemiológicos e anatomopatológicos de doenças virais de aves utilizando sorologia, virologia, histologia e técnicas moleculares. Em particular infecções por vírus pertencentes a Paramixoviridae e Coronaviridae.

Maurício França traz neste conteúdo contribuições dentro da sua área profissional, com experiência em abate, programas de qualidade em plantas de abates de aves e suínos. Ele é Médico Veterinário, Mestre em Tecnologia de Alimentos, Doutor em Engenharia de Produção Industrial e possui MBA em Gestão Industrial. Atualmente é professor adjunto na Universidade Tuiuti do Paraná (PR). Com passagens em empresas líderes no setor de carnes, também atuou como consultor industrial de empresas no Brasil e na América Latina. Já foi auditor qualificado para certificação em diferentes protocolos de segurança alimentar, realizou avaliações de cadeias produtivas e mapeamento de processos que contribuem para a abertura de mercados para as empresas, para a sanidade dos alimentos e melhor produtividade e competitividade industrial. Além disso é consultor global da Ceva Saúde Animal desde 2016.

Miren Arbe é outra colaboradora na multinacional francesa, atua como Diretora Corporativa de Serviços de Vacinação & Equipamentos Aves Global, com amplo acúmulo de experiência na área técnica e de serviços de vacinação em toda a Europa.

Christophe Cazaban também é executivo da Ceva Saúde Animal e responde pela Direção Científica da empresa. Locado na França, o profissional atua na produção e disseminação de estudos científicos global da companhia.
Um conteúdo valioso que reflete o DNA inovador da Ceva Saúde Animal, reconhecendo a importância da informação para o desenvolvimento das granjas no Brasil e em diversos outros países que são polos na produção avícola.

Vale ressaltar que no Brasil, o grupo da variante BR-I é o mais prevalente, representando cerca de 70% das detecções.

“As perdas econômicas causadas pela doença em granjas vacinadas com a cepa Massachusetts são alarmantes, devido à baixa similaridade da vacina com os vírus de campo de maior predominância no País, no caso a BR-I, ou seja, seu confere apenas 40% a 50% de proteção contra os desafios da BI da variante brasileira”, destaca Tharley que faz referência a vacina Cevac IBras desenvolvida exclusivamente para os desafios da Bronquite Infecciosa no Brasil.

É por essa razão que a empresa foi além e apresentou a primeira e única vacina viva do mercado para enfrentar os desafios impostos pela doença com a variante brasileira (BR-I), a Cevac IBras. “Única no segmento avícola a conquistar o Selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal, isso significa proteção e prevenção que impactam no desempenho animal, na rentabilidade das granjas e no bem-estar das aves. Isso é ser sustentável!”, conclui o gerente.

Voltar ao topo