Transferência de Embriões na Equinocultura Moderna

A busca constante de novas tecnologias no setor consagrou o Brasil como líder mundial na transferência de embriões de Equinos

Eficiência reprodutiva é uma busca constante para os criadores de equinos. Sabendo que as éguas apresentam maior atividade ovariana na primavera-verão e quase nenhuma atividade ovariana no outono-inverno, a adoção de práticas como a transferência de embrião têm papel importante para o aumento do nascimento de potros por estação e no melhoramento genético dos animais.

“A sincronização do estro e do momento de ovulação entre as éguas doadoras e receptoras é crucial para o sucesso e a eficácia reprodutiva da estação, e para tal é utilizada uma gama de hormônios a fim de estimular tanto a doadora quanto a receptora a apresentarem ciclos sincronizados e semelhantes”, explica Baity Leal, médica veterinária e gerente da linha de equinos da Ceva Saúde Animal.

O hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) é um hormônio com grande importância nos protocolos de reprodução equina, sendo comprovadamente mais efetivo se comparado à deslorelina e outros análogos de GnRh (Hormônio Liberador de Gonadotrofina), aumentando os índices de fertilidade.

“A utilização do hCG na reprodução equina auxilia na sincronização e induz a ovulação das éguas entre 36 e 42 horas após a aplicação, sendo mais rápido e mais preciso. Essa precisão é de suma importância para que o médico veterinário que atua na reprodução animal não perca o momento mais adequado para a inseminação da égua”, conta Baity.

Além dos cuidados com o momento mais adequado de inseminar a égua, a preparação do útero que irá receber o embrião posteriormente também é um alicerce importante na biotecnologia da reprodução.

“O uso do hCG também aumenta a produção de progesterona endógena, que é responsável por melhorar o tônus uterino e cervical, tornando o útero um ambiente mais favorável a receber o embrião, o que todo médico veterinário e criador espera das éguas receptoras. Além disso, a progesterona também atua protegendo o feto durante o primeiro trimestre da gestação, ajudando a reduzir as taxas de abortamento”, finaliza.

A Ceva tem em sua linha de produtos o Fertcor®, composto injetável de hCG, que vem com a chancela do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e traz para a reprodução equina moderna uma maior rapidez, segurança e eficiência de alta precisão.

Voltar ao topo