Qual a importância do enriquecimento ambiental para os felinos?

O enriquecimento ambiental acontece quando o tutor insere itens potencialmente interessantes para os felinos, que auxiliem na redução do seu estresse e que sejam facilitadores para a expressão de sua natureza, seus instintos, e estimule o animal a se...

Os gatos são conhecidos por sua personalidade. Esses animais são curiosos por instinto e adoram escalar, explorar, se esconder e brincar. Os felinos também prezam pela sua rotina, individualidade, autonomia e liberdade. Desta forma, os tutores precisam estar atentos as necessidades destes animais e é nesse cenário que entra o enriquecimento ambiental.

A medida engloba uma série de atividades e práticas que visam tornar o ambiente confortável para os felinos, permitindo que eles se desenvolvam e expressem seus instintos naturais. “Quando mais estimulado, mas feliz e saudável o animal será. Além disso, o enriquecimento ambiental é importantíssimo para a manutenção do bem-estar animal, além de contribuir para  evitar problemas comportamentais e até mesmo o surgimento de doenças”, explica a médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Nathalia Fleming.

É importante entender que um ambiente favorável para estes animais vai além de janelas teladas, caixa de areia limpa, ração saborosa e água potável disponível. O enriquecimento ambiental acontece quando o tutor insere  itens potencialmente interessantes para os felinos, que auxiliem na redução do seu estresse e que sejam facilitadores para a expressão de sua natureza, seus instintos, e estimule o animal a se colocar em movimento para manter uma boa saúde física e mental. Confira as dicas listadas pela profissional para auxiliar os tutores:

Entender que os felinos são territorialistas e que prezam por sua área é um primeiro passo valioso para pensar em seu ambiente, por isso é importante que eles possam ter opções diversas e livre acesso à cada uma delas, principalmente se precisam conviver com outros animais. Isso engloba, por exemplo, ter várias opções de locais para dormir, múltiplas caixas de areia e comedouros e bebedouros espalhados pelo ambiente, isso  ajuda o felino a se sentir mais confortável.

Proporcionar múltiplas prateleiras escaláveis específicas para os felinos permite com que eles permaneçam por um tempo em locais mais altos e em que se sintam seguros para observar a movimentação ao redor, dormir fora do alcance dos outros e se exercitar. Eles também adoram ter cantinhos em que mais ninguém tenha acesso para que possam se esconder em determinados períodos para uma boa soneca.

Da mesma forma, fornecer arranhadores para os felinos proporciona a eles a possibilidade de exercer um comportamento típico da espécie e marcar território, tanto de forma visual com o traçado deixado pelas unhas, quanto de forma química pelos feromônios que são liberados das glândulas presentes nas patas.

contato social também é importante para os felinos criarem vínculos e a utilização de brinquedos que estimulam a caça ajuda a estreitar relações com os humanos além de exercitar o instinto caçador muito aflorado nos felinos, promovendo ótimos minutos de diversão e distração para ambos.

Para melhorar ainda mais o ambiente e proporcionar sensação de segurança e conforto  para os gatos é possível contar com o Feliway Classic, um análogo sintético do odor facial felino, que auxilia na adaptação dos gatos em situações adversas do dia a dia.

Quando presente no ambiente, o produto transmite a sensação de segurança e conforto ao gato em situações desafiadoras para ele.

Cuidar do ambiente do seu felino também é uma prova de amor e carinho, ajudando no bem-estar do animal, fortalecendo o relacionamento do pet com o ambiente e com os humanos, e melhorando sua saúde física e emocional.

Voltar ao topo