Quais os impactos do esparavão ósseo para os equinos?

Patologia afeta as articulações dos equinos impactando o bem-estar animal e gerando queda no desempenho.

Cavalos atletas costumam demandar cuidados constantes com o aparelho locomotor. Afinal, a região – composta por ossos, músculos, articulações e cascos – está sujeita a uma série de lesões. Isso por conta do esforço e dos movimentos exigidos para execução das atividades esportivas.

Entre algumas das patologias que podem atingir esses animais, está o Esparavão Ósseo. Sobretudo, a doença afeta a articulação tarso-metatarsiana dos membros dos equinos, causando desconforto, dor e, consequentemente, queda no desempenho do animal.

Além disso, é caracterizada por um processo de degeneração crônica que afeta a cartilagem, juntamente com os tecidos que compõem a articulação do equino. Portanto, a doença é considerada bastante dolorida, sendo mais frequente em animais adultos.

Causa e diagnóstico

Uma das principais causas para o surgimento da patologia é o estresse mecânico e repetitivo sobre a articulação do jarrete ou a carga excessiva de exercício.

Como resultado, os animais afetados pela doença apresentam claudicação leve e progressiva, que pode ser unilateral ou bilateral. Em alguns casos a lesão evolui para a perda total da cartilagem. Sendo possível, aliás, observar maior nível de estresse e resistência do equino para realizar exercícios comuns à sua rotina.

O cavalo com uma lesão na região locomotora apresenta sinais clássicos, sendo o principal a redução de performance. O criador, tratador, quem está na rotina do animal, precisa ficar em alerta em qualquer mudança no comportamento do animal, já que a dor em alguns casos não é evidente.

Para o diagnóstico da lesão é necessário a realização de anamnese, avaliação clínica do sistema locomotor, incluindo inspeção das articulações, e a realização de exames de imagem, como raio X, ultrassom e ressonância magnética, que serão responsáveis por identificar qual o tipo e grau da lesão apresentada pelo equino.

O tratamento do esparavão ósseo está diretamente associado a gravidade das lesões apresentadas pelo cavalo. Podendo englobar repouso, ferraduras corretivas, fisioterapia e uso de medicamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ceva Saúde Animal
Crédito da foto: Divulgação/Ceva Saúde Anima

https://cavalus.com.br/saude-animal/quais-os-impactos-do-esparavao-osseo-para-os-equinos/

Voltar ao topo