Por que os pets não podem comer chocolate?

O vilão não é a quantidade de gordura ou as calorias, mas o próprio cacau!

A Páscoa se aproxima e junto com ela inúmeros alertas sobre não fornecer chocolate para os pets. Muita gente imagina que essa recomendação seja por causa do açúcar ou da quantidade de calorias que um pedaço de chocolate tem, e em alguns casos os tutores oferecem opções com chocolate “diet” ou os com maior concentração de cacau para os pets, o que pode ser ainda pior para o animalzinho.

“Nesta história o cacau é o grande vilão!” explica Fernanda Ambrosino, gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal. “Existe uma substância na composição do cacau que chama Teobromina, ela é metabolizada normalmente pelo corpo humano, mas extremamente tóxica para os cães e para os gatos. A composição da Teobromina é semelhante à da cafeína, e em grandes quantidades pode afetar diretamente o cérebro e o coração. Além disso, ela pode permanecer na corrente sanguínea do animal por até 6 dias, por isso mesmo uma pequena quantidade de chocolate pode causar graves problemas para o pet”, reforça.

Mesmo com todas essas informações nem sempre é possível evitar que o pet venha a ingerir alguma quantidade de chocolate, seja porque um pedaço caiu ao chão e ele o pegou rapidamente, ou porque alguma pessoa sem o conhecimento ofereceu ao cão. Independente de como acontece, é importante estar atento aos sinais e sintomas, que podem iniciar entre 2 e 4 horas após a ingestão do chocolate e durar até 72 horas.

“É muito comum que nestes casos o pet apresente vômito em jatos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (elevação de temperatura). A respiração fica acelerada, eles ficam inquietos e em alguns casos podem acontecer convulsões”, Fernanda conta. “Com qualquer um destes sintomas, o tutor deve buscar auxílio veterinário com urgência. Se possível, levar a embalagem do chocolate, que é uma informação importante para o médico-veterinário decidir qual protocolo de atendimento ele vai utilizar naquele caso”.

O chocolate branco e chocolate ao leite também são proibidos. Apesar de apresentarem baixos índices de Teobromina, ambos possuem altos níveis de gordura, o que também faz mal ao pet e pode causar vômitos e diarreias.

“Se o cão é do tipo que fica pedindo comida e não pode ver ninguém com nada na mão, existem os “chocolates” feitos especialmente para os pets, com ingredientes que não fazem mal ao bichinho e que eles podem comer tranquilamente, e que são facilmente encontrados nos pet shops e nas grandes lojas. Em outros casos, um pedaço de fruta, cenoura, ou outros petiscos específicos de pet vão deixar o animal feliz do mesmo jeito”, finaliza.

Voltar ao topo