Manejo da leitegada é peça-chave para sucesso da suinocultura

Resultados da granja são impactados diretamente pelo manejo nas fases de maternidade e creche, onde a incidência de enfermidades como a Doença do Edema é preponderante

Grande parte das doenças que impactam diretamente os resultados da suinocultura mundial ocorrem mais especificamente nas fases de maternidade e creche. Dentre estas doenças está a Doença do Edema (DE). 
Também conhecida como Colibacilose Enterotoxêmica, a doença é uma toxi-infecção associada à grande presença de cepas patogênicas da bactéria <em>Escherichia coli</em> no intestino delgado dos animais acometidos. 
“A bactéria <em>E.coli</em> é habitante natural do intestino dos suínos, mas sob determinadas circunstâncias as cepas patogênicas da bactéria se multiplicam mais facilmente e produzem substâncias biologicamente ativas como a Verotoxina-2e (VT2e), uma enterotoxina. A disseminação sistêmica da VT2e acontece devido à alta vascularização do tecido intestinal e o aumento da permeabilidade decorrente da presença da toxina, promovendo o extravasamento de líquido que gera os edemas subcutâneos”, explica Pedro Filsner, médico-veterinário gerente da linha de suínos da Ceva Saúde Animal.
Os principais sinais da DE são apatia, incoordenação motora e edema de face, incluindo o inchaço das pálpebras. Em uma fase mais avançada da doença podem ocorrer tremores, paralisia, convulsões e movimentos de pedalagem. Em infecções agudas os animais podem ir a óbito antes mesmo de apresentar sintomas clínicos, o que dificulta um maior controle sobre a doença. 
A doença apresenta um alto índice de letalidade, com surgimento abrupto e de rápido desenvolvimento, afetando leitões entre 4 e 15 dias de vida, sobretudo acometendo animais entre 30 e 90 dias de idade. Em alguns casos, os surtos da doença nas granjas acabam comprometendo quase 100% do plantel, gerando importantes prejuízos para toda a cadeia produtiva. A recuperação dos animais  se dá  de maneira muito particular, comumente  tornando-se refugos.
“O suinocultor precisa estar atento, já que muitos dos sinais clínicos da DE podem ser confundidos com quadros de deficiência de vitamina E, meningite estreptocócica , intoxicação por sal ou por inseticidas à base de arsênico. O diagnóstico diferencial ajuda a dar clareza sobre quais atitudes precisam ser tomadas na granja, referente ao manejo sanitário dos do rebanho, para que o problema, independente de qual seja, não se prolifere e atinja outros lotes”, Pedro comenta. 
Via de regra o diagnóstico diferencial da DE é realizado post mortem, por meio da observação de alterações características na face, abdômen, parede do estômago e cólon do animal. Tais achados, juntamente com o histórico clínico do leitão e diagnósticos laboratoriais como PCR para a identificação de cepas de E. Coli produtoras da Verotoxina-2e  são de grande importância para uma melhor adequação de manejo.
Granjas que tenham registrado casos de DE podem recorrer à adição de óxido de zinco na água ou alimentação dos animais, com o objetivo de inibir a produção das toxinas pela bactéria e auxiliar na manutenção da estabilidade das membranas celulares do trato gastrointestinal.
A prevenção da Doença do Edema por meio da vacinação vem ganhando espaço, mas o manejo ambiental ainda é primordial para combater o surgimento de casos novos. Ações que reduzem o impacto da mudança de ambiente no momento da desmama dos leitões, assim como promover gradualmente a mudança de dieta da leitegada reduzem a queda de imunidade dos leitões. Pontos como reforçar a higienização de baias, respeitar o vazio sanitário na troca de lotes, evitar o estresse térmico dos leitões e promover uma adequada separação dos lotes também devem ser reforçados.
“Na suinocultura, o manejo adequado faz toda a diferença, principalmente para os leitões. Diversos estudos já apontaram que os cuidados com a saúde e o bem-estar dos leitões interferem positivamente na produtividade da granja, principalmente na qualidade da proteína suína produzida. Ciente disso, a indústria busca trazer cada vez mais soluções que promovam a saúde e o bem-estar dos animais, auxiliando o produtor no processo de construção de uma cadeia produtiva mais rentável e competitiva”, finaliza.

Voltar ao topo