Lançamento de nova molécula - THIAMVET

Ceva Saúde Animal inova com lançamento de nova molécula de amplo espectro para tratamento solúvel em suínos

A crescente resistência bacteriana em animais e humanos tem causado apreensão na cadeia de produção de proteína animal e, consequentemente, diversas mudanças de hábitos, como o banimento de antimicrobianos como promotores de crescimento, a proibição do uso combinado de drogas, a medicação de precisão baseada em diagnóstico etiológico e antibiograma e a utilização de pulsos curtos, preferencialmente via água.

A Ceva Saúde Animal inova trazendo ao mercado um novo princípio ativo, o Thiamvet 50% PS, que será apresentado nesta quarta-feira em Patos de Minas, em Minas Gerais, com o apoio da ASTAP (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), e lançado nacionalmente durante o Suinter, em junho, em Foz do Iguaçu. Outras reuniões estão sendo organizadas nas principais regiões produtoras nos próximos meses. 

O Thiamvet 50% PS é um composto antimicrobiano à base de Tianfenicol que possui amplo espectro de ação, incluindo Salmonella spp, E.coli, Streptococcus spp., Klebsiella spp., Pasteurella spp., Mannheimia haemolytica, Staphylococcus spp., Proteus spp., Corynebacterium pyogenes, Pseudomonas spp.

Apresentado na forma de pó solúvel, a nova solução desenvolvida pela Ceva Saúde Animal proporciona aplicação prática e segura para o controle e tratamento de infecções gastrointestinais, geniturinárias e respiratórias dos suínos.

A terapia via água também facilita a administração do medicamento, proporcionando a otimização da mão de obra e baixo custo de operação. A partir de um diagnóstico correto, o uso do antimicrobiano pode ser mais eficiente quando combina largo espectro e vantagens da terapia de massa, via água de bebida. Dentro deste contexto, a antibioticoterapia via água se consolida como a melhor opção técnica, visto que proporciona precisão na dosagem, evitando sub ou superdosagem e consequente redução no estabelecimento de resistência aos antibióticos.

Conforme William Costa, Gerente Técnico da Unidade de Negócios Suínos da Ceva Saúde Animal, em recente estudo feito na UFMG (2014) comprovou-se que THIAMVET 50% PS apresenta tecnicamente um diferencial para o tratamento de infecções entéricas causadas por Brachyspira hyodisenteriae. O estudo feito através da determinação do CIM (Concentração Inibitória Mínima) comparou as drogas mais usadas no mercado brasileiro frente às amostras brasileiras deste agente.

“O destaque fica para a uniformidade de resultados do Tianfenicol em qualquer origem do isolado avaliado, indicando ser uma nova e efetiva ferramenta de tratamento para Brachyspira hyodysenteriae", completa. Outra vantagem é a possibilidade de tratamento rápido de grande número de suínos nos estágios iniciais de um surto, onde os animais doentes tendem a diminuir ou parar de se alimentar, mas a febre e indisposição promovem o aumento no consumo de água, pondera Cherlla Romeiro, Gerente da Unidade de Negócios Suínos da Ceva Saúde Animal.

Thiamvet 50% PS também possui baixa toxicidade, podendo ser administrado em animais com insu­ficiência hepática por infecções sistêmicas e/ou intoxicações imunossupressoras. É eliminado pela urina na forma ativa natural (70% da dose administrada por via oral), portanto indicado para tratamento de infecções geniturinárias.

Fonte: SuínoculturaIndustrial.com.br

Voltar ao topo