É possível conciliar a secagem com o bem-estar das vacas leiteiras?

Promover o conforto e o bem-estar das vacas durante o período de secagem é um dos grandes desafios do produtor rural, mas dá para ser feito, e traz bons resultados para o período de lactação seguinte

O período seco entre as lactações é uma fase essencial para o próximo ciclo produtivo da vaca leiteira. Durante este período ocorre a recuperação e renovação dos tecidos mamários e secretores de leite, além de ter um importante papel na eliminação dos casos de mastite subclínica do rebanho. É neste período que o desenvolvimento fetal é máximo, a vaca se prepara para o momento do parto e para o início de um novo período de lactação.

   

A secagem da vaca deve acontecer entre 60 e 45 dias antes da data prevista de parição. Os métodos clássicos, como a secagem abrupta e a secagem gradual, promovem estresse, desconforto e potencializam uma menor eficiência no sistema imunológico, além de poder aumentar a CCS dos animais, o que pode impactar também o crescimento dos bezerros no útero.

   

“Garantir o conforto e o bem-estar das vacas durante o período de secagem é um dos grandes desafios do produtor rural, principalmente nos rebanhos com animais de alta produção. Tanto o processo de secagem abrupta quanto a secagem gradual interferem no bem-estar das vacas, além de facilitar a ocorrência de mastites , capaz de persistir durante toda a lactação seguinte e trazer importantes prejuízos para o produtor”, alerta Marcos Malacco, médico veterinário gerente de serviços veterinários para bovinos da Ceva Saúde Animal.

 

Atualmente o produtor de leite tem uma ferramenta para auxiliar durante este processo, um facilitador de secagem. A estratégia, conhecida como “Secagem Inteligente”, que basicamente proporciona ao animal condições favoráveis para que ele possa expressar seu maior potencial genético, otimizando a lactação atual, como menor estresse, menos manejo, menor risco de novas infecções e aumentando a produção de leite na próxima lactação. A medida promove a redução da produção leiteira sem precisar restringir a alimentação da vaca ou as ordenhas, fatores que contribuem para aumentar o CSS do animal e o nível de estresse devido a mudança de lote e/ou dieta , sendo considerada uma estratégia amiga do bem-estar animal.

 

“A Cabergolina atua na inibição da secreção de prolactina, que é o hormônio responsável por estimular a produção leiteira. Desta forma, a produção diminui de maneira progressiva, sem elevar a pressão intramamária reduzindo sobremaneira o vazamento de leite, evitando a abertura dos tetos e a entrada  de bactérias ou outros agentes no úbere. Outro fator que favorece o animal é que este processo de secagem inteligente aumenta a produção da lactoferrina, uma substância que contribui para a redução os níveis de ferro na glândula mamária e, consequentemente, a multiplicação bacteriana. ”, Malacco explica.

 

Outra vantagem da secagem inteligente é que as vacas podem ter a lactação estendida, sem interferir na saúde e bem-estar dela ou do bezerro. A aplicação da Cabergolina no momento da última ordenha do período de lactação, e o imediato encaminhamento do animal para o rebanho seco para local adequado, longe dos estímulos de ordenha, atuam prontamente na redução da produção leiteira.

 

Com soluções inteligentes para rebanhos de todos os tamanhos, a Ceva dispõe em seu portfólio o Velactis®, primeiro e único fármaco a base de Cabergolina destinado ao uso em rebanhos de leite. A aplicação em dose única, de 5 mL por vaca, facilita o manejo, favorece o bem-estar possibilitando que a vaca expresse o seu melhor potencial produtivo na próxima lactação.

 

“A adoção da secagem inteligente pela fazenda também tem benefícios para o manejo dos animais, já que não é necessário realizar alterações de lote ou de dieta. Para as vacas, que são animais sociáveis e metódicos, e que não apreciam mudanças na sua rotina, esta manutenção básica de manejo é importante porque também atua de maneira positiva no seu bem-estar. Além disso, estudos mostram que rebanhos que passam pela secagem inteligente apresentam cerca de 20% menos de casos de mastite clínica durante o próximo período produtivo. Também em estudo conduzido no Brasil, o uso de Velactis® à secagem proporcionou maior produção de leite na lactação seguinte, com média de mais 1,89 L de leite por dia. ”, finaliza. 

 

A secagem inteligente é, sem dúvidas, o futuro da cadeia de produção leiteira nacional, com benefícios em larga escala para os produtores, focado na qualidade e otimização do manejo e, principalmente, em bem-estar e saúde animal.

Voltar ao topo