Doença do Edema e os seus desafios

Abordagem multifatorial contra a doença é a melhor estratégia que o produtor pode adotar

A doença do edema (DE) está presente na cadeia produtora de suínos mundialmente , incluindo o Brasil. Ela é uma toxinfecção com elevada taxa de mortalidade causada pela colonização do intestino delgado dos leitões por cepas da bactéria Escherichia coli produtora da toxina Shiga 2 (Vt2e).

“Com o desmame dos leitões, a integridade da barreira intestinal e as suas vilosidades sofrem alterações estruturais importantes. Quando existe uma grande quantidade de E. coli verotoxigênica no intestino destes animais, a toxina produzida pela bactéria é absorvida com maior facilidade pelo organismo em decorrência das mudanças fisiológicas e estruturais que estão acontecendo. Devido a alta permeabilidade do endotélio, os animais apresentam edema de face, com inchaço bem característico das pálpebras, incoordenação motora com andar cambaleante que evolui para a paralisia de membros”, explica Pedro Filsner, médico-veterinário gerente nacional de serviços veterinários de suínos da Ceva Saúde Animal.

Em toxinfecções de evolução mais aguda, os animais podem ir a óbito sem apresentar os sinais clínicos da doença, sendo considerado morte súbita. Já em casos subclínicos da doença, os animais acometidos apresentam desempenho comprometido, principalmente na fase de creche, o que pode ser confundido com deficiências nutricionais ou outros problemas de saúde.

“Para uma tomada de decisão mais coerente, o diagnóstico diferencial para a DE precisa ser feito, e pode ser realizado por meio de cultura bacteriana do conteúdo intestinal ou de swabs retais. Quando há alto índices de mortalidade na propriedade, pode se recorrer a técnicas de necropsia, bem como a histopatologia das amostras de tecidos intestinais, sobretudo a identificação do gene da Vt2e via PCR, para o diagnóstico definitivo da doença”, Pedro elucida.

A Doença do Edema tem grande impacto econômico e fatores como a resistência genética, imunidade e dieta fazem a diferença no cenário. O manejo também tem um papel importante para controle e prevenção dos quadros de DE, onde a baixa higiene da granja, ausência de vazio sanitário, lotação excessiva e o estresse vivenciado pelos leitões aumentam os fatores de risco para a enfermidade.

“A principal alternativa utilizada para o controle e prevenção da Doença do Edema é o óxido de zinco, que atualmente foi proibida em toda a Europa, algo que deve se tornar uma tendência para outras regiões produtoras no resto do mundo. Uma solução financeiramente acessível para todos e que trouxe excelentes resultados no combate à DE. Embora o zinco seja um mineral essencial ao funcionamento adequado do organismo, o seu excesso pode se acumular em órgão importantes dos suínos como os rins, fígado e pâncreas, podendo ter efeito tóxico e comprometer a vida produtiva do animal, contudo estes riscos são baixos e não são relatados com frequência. O argumento preponderante para o avanço do banimento deste princípio ativo pela Comissão Europeia foi o risco ambiental de acúmulo desta substância no solo, mananciais e contaminações em escala regional, porém sem impactos diretos à saúde humana”, elabora o profissional.

O banimento do óxido de zinco movimentou e ainda movimenta toda a cadeia produtiva em busca de melhores soluções para lidar com os desafios da DE. O fortalecimento das defesas naturais do epitélio intestinal dos leitões, assim como o fornecimento de probióticos, simbióticos e prebióticos para nutrir de forma adequada os microrganismos intestinais benéficos aos animais, é uma boa estratégia, mas não a única.

As vacinas toxóides, aquelas elaboradas com a toxina modificada incapaz de reproduzir a doença, instrui o sistema imunológico dos animais a atuar contra a toxina produzida, defendendo-se de forma semelhante ao que ocorre contra vírus e bactérias. “Um grande exemplo de vacina toxóide que temos amplamente difundida hoje é a vacina contra o tétano. Ela gera uma imunização relevante contra a toxina tetânica, mas necessita de reforços ao longo da vida, o que acaba não sendo um grande problema na cadeia de produção de proteína animal”, Pedro conta.

Com os novos desafios referente ao controle e prevenção da doença do edema, o produtor precisa estar ciente de que o combate à DE é multifatorial, e que as medidas preventivas ambientais como a limpeza e desinfecção rigorosa da granja, respeitar o período de vazio sanitário na troca de lotes, homogeneização dos lotes, evitar estresse ambiental e térmico para o animal são de extrema importância para manter o rebanho saudável.

“Aliada ao manejo ambiental, a nutrição com elementos que possam favorecer a microbiota nativa do intestino dos leitões, por sua vez, fortalece a defesa natural do organismo, e o reforço da biosseguridade das granjas com a adoção de vacinação dos animais como uma estratégia sanitária essencial para o plantel, atuam na proteção 360º dos animais. Frente a esta nova realidade, a vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir esta doença e outras doenças infectocontagiosas, sendo primordial para os bons resultados da granja”, finaliza.

Voltar ao topo