Congresso da APA 2015 começa hoje, com palestra da Ceva

Evento traz na programação temas de âmbitos nacional e mundial, como as legislações sobre o bem-estar animal, a segurança alimentar e a sanidade dos planteis.

Um dos mais tradicionais eventos da postura no Brasil, o Congresso da APA chega a sua 13ª edição cheio de vigor. Sediado mais uma vez em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o evento começa hoje, dia 17 de março, e prossegue até o dia 19, no Centro de Eventos de Ribeirão Preto. Além do elevado nível técnico das palestras (confira abaixo a programação), o Congresso da APA é ponto de encontro fundamental para quem busca entender a postura comercial, estreitar relações com o setor, ampliar o conhecimento técnico e político sobre a avicultura brasileira, além de ser um elo importante entre todas as pontas da cadeia produtiva.

“Buscamos debater as mais recentes pesquisas e tecnologias para a postura comercial, além de discutir temas que impactam na atividade e na busca da valorização do alimento ovo”, confirma o médico veterinário José Roberto Bottura, diretor da APA e coordenador do Congresso (foto acima, à direita).

E a programação do primeiro dia do evento tem início às 14h15 com a palestra Estratégias de vacinação em criações de alta densidade. Experiências na Ásia, Europa e Estados Unidos. O tema será levado ao palco do Centro de Eventos de Ribeirão Preto pelo Dr. Marcelo Paniago, da Ceva Saúde Animal.

Diretor Global de Serviços Veterinários para Avicultura da Ceva, Marcelo Paniago. O especialista vai destacar estratégias de vacinação em criações de alta densidade e experiências na Ásia, Europa e Estados Unidos, das 14h15 às 15h. Paniago atuou na Ásia por nove anos e há cerca de três anos foi transferido para França, onde lidera a equipe global de serviços técnicos, acumulando experiências em diferentes sistemas de criação.

Segundo ele, as pressões de associações de consumidores por bem-estar animal e qualidade dos ovos, o aumento dos custos de produção e o constante desafio de doenças infecciosas têm contribuído para a transformação da indústria nos últimos anos.“Atualmente, as granjas estão sendo modernizadas em galpões cada vez maiores. Vivemos um grande desafio com a qualificação da mão de obra em alguns países e uma pressão por bem-estar em outros”, pontua.

O crescimento das economias dos países emergentes desencadeou uma série de mudanças em diversos setores produtivos e teve impacto sobre as estratégias de vacinação em diferentes partes do mundo. O desenvolvimento trouxe oferta de empregos melhores em centros urbanos, atraindo os trabalhadores da indústria avícola mais capacitados e consequentemente levando à escassez de mão de obra qualificada nas granjas e incubatórios.

Para reduzir os custos de produção por meio de ganhos de escala, as empresas passaram a investir em unidades de produção cada vez maiores e com maior nível de automação, aumentando o número de aves alojadas por aviário. Esta combinação de fatores fez com que os produtores de ovos tentassem reduzir o número de intervenções vacinais nas aves de postura, utilizando-se de diferentes estratégias.

Confira a programação completa do Congresso da APA logo abaixo.

O elevado nível do congresso e seu sucesso junto ao setor têm atraído patrocinadores de peso. Este ano, estão no rol de patrocinadores as empresas Adisseo, Agroceres Multimix, AgroInfo TI, Alltech, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biovet, Ceva Saúde Animal, De Heus, Des-Vet, DSM Produtos Nutricionais, Elanco, Eurofins, Evonik, Globoaves, Granja Fujikura, Granja Planalto, Hendrix Genetics, H&N Avicultura, Hy-Line, ICC Brazil, Interaves, Kilbra, Lohmann Saúde Animal, Lohmann do Brasil, Lubing do Brasil, M.Cassab, Mercoaves, Merial Saúde Animal, MSD Saúde Animal, Novogen, Ourofino Agronegócios, Sanovo, Sanphar, Uniquímica, Vicami, Yamasa e Zoetis.

A Hora do Ovo – revista e site é uma das mídias parceiras do Congresso da APA 2015.

Fonte da notícia:

http://www.ahoradoovo.com.br/no-mundo-do-ovo/noticias/?id=815%7Ccongresso-da-apa-2015-comeca-hoje-com-palestra-da-ceva

Voltar ao topo