Ceva Wildlife Research Fund apoia o parque animal belga Pairi Daiza em sua luta contra a gripe aviária.

Algumas semanas após seu lançamento oficial, Ceva Wildlife Research Fund (o Fundo Ceva de Pesquisa da Vida Selvagem) - um fundo de doação criado pela Ceva Santé Animale, a quinta maior empresa de saúde animal do mundo presente em mais de 110 países -...

Algumas semanas após seu lançamento oficial, Ceva Wildlife Research Fund (o Fundo Ceva de Pesquisa da Vida Selvagem) - um fundo de doação criado pela Ceva Santé Animale, a quinta maior empresa de saúde animal do mundo presente em mais de 110 países - anuncia um novo projeto para proteger a saúde de espécies silvestres.

O fundo de pesquisa apóia Pairi Daiza, eleito o melhor jardim zoológico da Europa, através do financiamento do programa de vacinação contra a gripe aviária que assola a Europa e o mundo e que, ameaça as aves que vivem no parque

 

 

Gripe aviária: uma ameaça real para as populações de aves também em parques de animais

 

Desde outubro de 2021, a Europa enfrenta uma epidemia de gripe aviária altamente patogênica, considerada a mais destrutiva que já conheceu.

 

Esta epidemia, causada pelo vírus H5N1, afeta tanto as aves domésticas quanto as silvestres, resultando na morte de vários milhões de aves e mortalidade massiva em populações silvestres. Este surto está afetando quase todos os continentes, incluindo a Europa, a Ásia, as Américas e, em menor escala, a África.

 

Os parques de animais também estão preocupados com o risco de propagação da gripe aviária na Europa: aves em cativeiro podem ser infectadas pelo vírus através do contato direto ou indireto com aves silvestres.

 

Conforme explicado por Sciensano, o Instituto Belga de Saúde Pública, o vírus da influenza aviária altamente patogênico H5N1, já está circulando na maioria dos países do mundo. Em 2022, deixou de ser sazonal, e continuou circulando na Europa durante o verão, infectando colônias de reprodução de aves marinhas, especialmente na costa do Mar do Norte.

“Durante o último inverno, foram observadas mortalidades massivas de Gaivotas-de-cabeça-preta em vários países europeus, incluindo a Bélgica, levando a consequentes mortes de algumas aves de rapina, conhecidas pela sua posição no topo da pirâmide alimentar. Devida à sua circulação contínua, este vírus também pode infectar aves em parques de vida selvagem" - explica Benedita Lambrecht, Chefe do serviço de virologia e imunologia aviária - Sciensano

 

Enquanto o Pairi Daiza vivia um caso de gripe aviária em 2022, a veterinária do parque começou a buscar novas soluções, além das medidas de biossegurança já implantadas, tendo como prioridade máxima a proteção e o bem-estar das aves do Parque que parecem correr maior risco, como os pelicanos australianos e os pavões selvagens.

"Procuramos o Sciensano, laboratório de referência nacional, porque sabíamos que novas vacinas estavam sendo estudadas, dado o impacto sem precedentes dessa panzoótia de gripe aviária. Avaliamos tecnicamente várias opções para a proteção de nossas aves e decidimos começar com pavões e pelicanos, que parecem ser mais vulneráveis. Optamos por uma vacina inovadora e segura para nossos animais, que é a regra de ouro para nós", diz Alice Quievy, veterinária de Pairi Daiza.

 

Depois de obter todas as autorizações necessárias da parte das autoridades belgas e do comitê de ética de Pairi Daiza para implementar a vacinação, uma primeira injeção ocorreu em 1º de março, depois uma segunda em 19 de abril, e todas as aves vacinadas até agora estão bem.

 

 

Esforços conjuntos para proteger a saúde e o bem-estar de animais raros

 

Este programa de preservação dos pelicanos e pavões do parque Pairi Daiza, é um grande exemplo de colaboração concreta com impacto positivo. Cada parte traz um valor agregado real para a proteção desses animais: Ceva Wildlife Research Fund apoia este projeto, financiando as campanhas de vacinação e fornecendo conhecimento e equipamentos. Sciensano contribui garantindo o acompanhamento sorológico e virológico necessário, conforme exigido pelas autoridades belgas.

 

“Os pelicanos e pavões responderam muito bem às vacinações, o que é encorajador para o futuro. Estamos felizes em poder participar ativamente desta nova fase na luta contra a gripe aviária, que representa um grande risco para o equilíbrio dos ecossistemas. Este é o segundo programa apoiado pelo Ceva Wildlife Research Fund, que visa financiar projetos de pesquisa aplicada em animais silvestres. Esperamos continuar abrindo caminho e convencendo novos parceiros a aderirem ao fundo", disse Marc Prikazsky, presidente do Ceva Wildlife Research Fund.

 

 

-- FIM –

 

Sobre Pairi Daiza

 

Pairi Daiza é um parque zoológico, botânico e arquitetônico que se estende por cerca de 75 hectares em Brugelette, Bélgica (60 minutos de Bruxelas, 50 minutos de Lille).

A principal atração turística da Bélgica, eleita o “Melhor Zoológico da Europa”, Pairi Daiza recebe mais de 2 milhões de visitantes todos os anos. Pandas, orangotangos, grandes primatas, girafas, elefantes, peixes, aves de rapina, búfalos, tigres, leões, etc: o Parque abriga 7.500 animais representando 800 espécies diferentes dos cinco continentes. Tem como objetivo sensibilizar os visitantes do Parque para a beleza e fragilidade da Natureza, participando em mais de 100 programas de reprodução e proteção de espécies em vias de extinção. Fora de seus muros, a Fundação Pairi Daiza é muito ativa em favor dos animais ameaçados e seus habitats. Este ano, a Fundação está executando 18 projetos em dez países. Por exemplo, pesquisas científicas em benefício de ursos polares no Canadá e elefantes asiáticos, reflorestamento e proteção dos territórios de pandas vermelhos no Nepal e orangotangos em Bornéu, e a reintrodução da Arara-Azul no Brasil, um papagaio declarado extinto na natureza desde 2000.

 

 

Sobre Ceva Wildlife Research Fund

 

Ceva Wildlife Research Fund é um fundo de doação exclusivo, que visa financiar projetos de pesquisa aplicada focados na proteção da saúde da vida silvestre.

As três principais missões do fundo são: preservar a biodiversidade, combater doenças zoonóticas e facilitar as interações entre a vida selvagem, animais de fazenda e humanos.

A Ceva Santé Animale, a 5ª empresa global de saúde animal, cuja missão é fornecer soluções inovadoras de saúde para todos os animais para garantir o mais alto nível de cuidado e bem-estar, criou o Ceva Wildlife Research Fund com o desafio de financiar projetos de pesquisa que permitam obter resultados rápidos, com prazo máximo de 3 a 5 anos.

https://www.ceva.com/wildlife-research-fund/

 

 

Sobre Sciensano

 

O Sciensano é uma instituição científica pública comprometida em conectar saúde, ciência e sociedade. Coloca seus dados, sua excelência científica, sua expertise e sua rede, para trabalhar em benefício da saúde humana e animal. A força da Sciensano reside na sua abordagem holística e interdisciplinar à saúde ("One Health"), que aplica nas suas atividades científicas, seus serviços e seu aconselhamento.

Sciensano é o Laboratório de Referência Nacional da Bélgica para a gripe aviária. Para enfrentar esse vírus altamente contagioso, que pode causar epidemias fatais em aves, Sciensano participa do monitoramento dos rebanhos belgas e da avifauna, enquanto desenvolve ferramentas para diagnosticar a doença e enfrentar sua expansão.

https://www.sciensano.be

 

 

 

Contato de Imprensa

 

Pairi Daiza

Claire Gilissen, Porta-voz : claire.gilissen@pairidaiza.eu / +32479977651

 

Ceva Santé Animale

Emilie Barrail : Gerente de comunicação externa – emilie.barrail@ceva.com / +33 7 85 61 81 15

Voltar ao topo