Ceva Saúde Animal promove Workshop Breath Easy com a presença de especialistas em Curitiba

O PhD. Dominiek Maes falou sobre variabilidade genética de Mycoplasma e David Barcellos abordou a situação brasileira em um evento que reuniu representantes da indústria e pesquisadores

O Workshop Ceva Breath Easy reuniu grandes especialistas em enfermidades respiratórias no Mabu Convention Business no dia 08 de março para tratar da incidência e avanços no controle do Mycoplasma hyopneumoniae na suinocultura, com a presença de profissionais das principais agroindústrias e cooperativas de todo o Brasil.

O micoplasma é o patógeno primário da Pneumonia Enzoótica, doença respiratória crônica de distribuição mundial. O alerta é que o agente produz uma infecção relativamente simples, quando ocorre de forma isolada; em situações de campo funciona como “abridor de portas” para outros microorganismos, transformando no inimigo número um quando se fala do Complexo de Doenças Respiratórias dos Suínos.

O médico veterinário David Barcellos (UFRGS) abriu a programação falando sobre a “Situação brasileira das doenças respiratórias com ênfase em micoplasmose e doenças associadas”. Barcellos destacou a introdução de agentes infecciosos como Mhyo por leitoas nas granjas e a importância do estresse na imunossupressão “O cortisol gerado pelo estresse crônico, segundo o pesquisador é uma porta para agentes infecciosos. A maior severidade na terminação seria a alta pressão bacteriana oriunda dos animais de múltiplas origens, explicada por fatores ambientais e de manejo, que se iniciam de forma significativa na maternidade”.

Barcellos comentou que “Há também no final da terminação uma maior lotação relativa, ocasionando piora do ambiente por maior contaminação ambiental, geração excessiva de pó, gases, endotoxinas e aumento no estresse. Barcellos destaca a presença das coinfecções por Pasteurella, no final da terminação, para elevar a pressão de infecção no período onde há mais competição por alimento, maior densidade e maior estresse” .

Variabilidade segundo Maes

Um dos mais conceituados pesquisadores na área de Mhyo, o PhD. Dominiek Maes, que estuda a bactéria há mais de duas décadas, falou sobre a variabilidade das cepas de Mhyo. Para Maes, quanto maior a diversidade de cepas mais graves se mostram as lesões. O especialista apresentou estudos em granjas comerciais, onde animais apresentaram cepas diferentes em lotes consecutivos de mesma idade, em outras granjas com reposição interna, a mesma cepa se manteve nas diferentes idades.

Maes destacou ainda as coinfecções e vacinação, onde apresentou resultados utilizando cepas altamente virulentas e de baixa virulência no lote testado. "Podemos ver uma redução significativa no escore de pneumonia, e há grande redução do número de animais doentes. Temos uma resposta precoce com redução significativa comparando vacinados e não vacinados. Houve redução não só nas lesões como de prevalência" completa Dominiek Maes da Ghent University, Bélgica na palestra exclusiva “M.hyopneumoniae: importância da variabilidade genética e medidas de controle".

Encerrando a programação, o MsC. William Costa, Gerente Técnico Suínos apresentou um completo dossiê sobre “O que os pulmões dos suínos brasileiros dizem hoje?”, estudo que se baseou nas informações colhidas através do Ceva Lung Program, aplicativo que permite avaliações de pulmões em frigoríficos e indica o nível de lesões relacionadas com cada doença pulmonar.

A observação com olhar científico frente à incidência e gravidade de lesões no campo levou a investigação sobre a diversidade de cepas de Mhyo. “Hoje em dia se sabe que no nível individual, um mesmo animal pode estar coinfectado simultaneamente por várias cepas de M. hyopneumoniae e que a infecção por cepas distintas pode levar a lesões mais graves. Além disso a infecção prévia por uma cepa de baixa virulência não impede uma colonização posterior com outra variante de alta virulência. ” explica William Costa.

Costa destaca ainda que a nível de granja pode haver mais de uma cepa circulando, entretanto um surto de Pneumonia Enzoótica pode ser produzido por uma única cepa e que os fatores de risco para introdução de novas variantes de Mycoplasma hyopneumoniae estão relacionados com a mistura de materiais genéticos e a proximidade das granjas.

Nova era na proteção contra pneumonia enzoótica suína

A solução desenvolvida pela Ceva Saúde Animal é a vacina Hyogen® com uma nova cepa de M.hyopneumoniae e o exclusivo adjuvante (Imuvant®) para uma ampla e adequada estimulação imune, promove proteção rápida e de longa duração em dose única.

A vacina apresentada ao mercado possui uma exclusiva cepa vacinal com melhor resposta imune contra Mycoplasma hyopneumoniae, agente causador da Pneumonia Enzootica. Uma inovação que representa um avanço substancial no controle da enfermidade respiratória em suínos. A cepa vacinal da Hyogen® foi selecionada entre as amostras mais imunogênicas da atualidade pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Ceva. O resultado foi um novo e moderno antígeno de Mh (Mycoplasma hyopneumoniae) com capacidade de indução de uma excelente resposta imune, atendendo as mais altas exigências de qualidade e eficácia em alto desafio. A nova cepa exclusiva BA 2490-99 de Mh da Hyogen® aliada ao adjuvante Imuvant inaugura uma nova era na proteção contra Mycoplasma hyopneumoniae com maior estímulo da imunidade celular.

As pesquisas lideradas pela Ceva Saúde Animal estudou a diversidade genética entre amostras de Mycoplasma hyopneumoniae e produção de vacinas e inovou frente a maioria das vacinas contra M. hyopneumoniae que são bacterinas baseadas na amostra “J”, isolada no Reino Unido em 1965. Essa preocupação é legítima quando comparamos as lesões e desempenho variável das imunizações feitas antes com vacinas cepa J e rebanhos imunizados com Hyogen.

A médica veterinária Cherlla Romeiro - Gerente de Negócios de Suínos da Ceva alerta que "O Mycoplasma hyopneumoniae, causador da pneumonia enzoótica em suínos, tem um papel importante no complexo de doenças respiratórias por sua característica imunossupressora. Hoje o Mh é responsável pela redução de ganho de peso diário de 17% e piora na conversão alimentar de 14%, daí a necessidade de buscar uma nova cepa que apresentou excelente resposta imune mesmo em alto desafio. A Hyogen® é uma atualização com a introdução de uma nova cepa de Mh mais imunogênica com um adjuvante inovador na linha comercial das vacinas suínos."

William Costa, Gerente Técnico Ceva Brasil destaca que outro diferencial exclusivo da Hyogen® é o Imuvant, adjuvante único composto por um lipopolissacarídeo não tóxico, juntamente com uma emulsão de óleo mineral em água que forma um complexo imunoestimulante altamente eficiente para uma ampla e adequada estimulação imune.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Outros artigos:

http://www.porkworld.com.br/noticia/especialistas-debatem-impacto-do-mycoplasma-em-workshop-da-ceva

http://opresenterural.com.br/empresa/ceva-saude-animal-promove-workshop-breath-easy/6768/

Voltar ao topo