Ceva Saúde Animal lança a primeira vacina viva contra a bronquite infecciosa brasileira

Novidade apresenta proteção duas vezes maior que as vacinas disponíveis atualmente contra o desafio brasileiro.

O dia 13 de setembro de 2016 ficou marcado na história da avicultura brasileira. Data em que a Ceva Saúde Animal lançou a Cevac IBras L, a primeira vacina viva contra a Bronquite variante brasileira (BR). “A vacina chega para resolver o maior problema da indústria avícola dos últimos 10 anos. Com certeza será um divisor, um marco em nosso país. Há tempos o nosso mercado exigia novas alternativas, pois desde 1979, a avicultura brasileira só contava com vacinas do sorotipo Massachusetts”, ressaltou o presidente da Ceva Brasil, Fernando Luiz De Mori.

Anteriormente ao lançamento da vacina Cevac IBras L, não havia uma solução adequada para o controle da BI, uma vez que as vacinas disponíveis convencionais, as Massachusetts, protegem menos de 50% contra desafio brasileiro. “Devido à sua baixa homologia entre a bronquite brasileira BR e o vírus contido nas vacinas tipo Massachusetts disponíveis no mercado brasileiro, a proteção cruzada é baixa”, explicou o gerente de marketing da Ceva Unidade Aves, Marco Aurélio Lopes.

Em 2012, um levantamento de campo realizado por Assayag Junior, em uma empresa produtora estimou que as perdas relacionadas à Bronquite Infecciosa somente em unidades de produção no estado do Paraná, chegou a 9,88 milhões de dólares em frangos de corte e mais de 1,6milhões de dólares em galinhas reprodutoras. As perdas estão relacionadas a piora na conversão alimentar e aumento na condenação ao abate para frangos de corte. No caso de reprodutoras, estimou-se perdas de 5,6 pintos produzidos por ave.De acordo com recentes estudos, o grupo variante brasileiro BR é o mais prevalente no Brasil, sendo responsável por mais de 65% das detecções em isolados de bronquite infecciosa (BI) no país. Os sinais clínicos da enfermidade são variáveis. Em frango de corte, a bronquite BR pode causar doença respiratória, piora de desempenho zootécnico, aumento de condenações no abatedouro, lesões renais e mortalidade. Em postura, além de problemas respiratórios, pode levar a perda da qualidade de cascas dos ovos e redução da produtividade. Em galinhas reprodutoras a doença promove queda na qualidade e da produção de ovos no período de postura, além de piora na fertilidade e redução do número de pintos produzidos.

Cevac IBras L

Foram oito anos dedicados a pesquisas e desenvolvimento para se chegar a uma vacina que oferecesse segurança e sobretudo excelente proteção frente aos desafios encontrados no país. Com investimentos de 3,5 milhões de euros ou cerca de 12 milhões de reais, a Cevac IBras L começou a ser comercializada em 19 de setembro.

“Durante todo o período, desde as fases de pesquisa e desenvolvimento até as questões regulatórias e de produção, enfrentamos desafios internos e externos, como por exemplo, a crise econômica e política em nosso país. Mesmo diante de todas essas dificuldades e exigências, a Ceva persistiu. Tivemos coragem, visão e empreendedorismo, pois sabíamos das necessidades do mercado brasileiro, e que esse desenvolvimento seria responsável por inúmeros benefícios para avicultura e, consequentemente, para o país”, ressaltou o presidente.

Todo o processo de pesquisa e desenvolvimento foi conduzido em conjunto com a unidade de pesquisa da Ceva na Hungria, atendendo as normas europeias e brasileiras de produção. “Para o desenvolvimento da Cevac IBras L selecionamos a melhor cepa, buscando o equilíbrio correto entre uma boa proteção e segurança para as aves”, pontua Dr. Jorge Chacón, principal pesquisador e responsável para a condução dos estudos, que recentemente, assumiu o posto de líder da equipe de serviços veterinários da Ceva Brasil e irá acompanhar a performance do produto também em campo. “É uma honra participar de todas as fases de um projeto tão importante como este”, comemora Chacón.

A vacina demonstrou conferir proteção contra as variantes brasileiras e redução da taxa de excreção viral, além de se mostrar totalmente segura, podendo ser aplicada no primeiro dia de vida ou em qualquer momento da vida. “A Cevac IBras L revelou ser eficiente frente a desafios com vírus de campo da Bronquite BR, conferindo proteção robusta contra sinais clínicos, danos da atividade ciliar, lesões microscópicas e excreção viral. Desta forma, Cevac IBras L protege a ave e o ambiente, reduzindo a pressão de infecção na granja”, destaca Jorge Chacon,

A Cevac IBras é uma vacina desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, trazendo as cores verde e amarela em sua embalagem. O lançamento ainda traz o slogan “Spray hoje para a certeza do amanhã”, reforçando a ideia de que a vacinação correta hoje, pode levar a ótimos resultados, que darão a tranquilidade para o produtor futuramente.

“O que me deixa ainda mais feliz é saber que com a introdução desta vacina no mercado, a Ceva firma mais uma vez o seu compromisso com a saúde animal, fortalecendo ainda mais os seus pilares de inovação, espírito empreendedor, solidariedade e paixão pelo cliente. Essa é a nossa missão”, finalizou o presidente da Ceva Brasil, Fernando De Mori.

Voltar ao topo