Ceva Saúde Animal conquista selo de "Empresa Amiga do bem-estar animal"

Certificação reforça o comprometimento da companhia no desenvolvimento de soluções que estimulem uma produção com foco no bem-estar animal

Comprometida com o setor e sempre em busca de inovações que atendam aos anseios do mercado, a Ceva Saúde Animal é a primeira companhia do segmento de medicamentos a conquistar o selo de Empresa Amiga do Bem-Estar Animal.

A certificação é emitida pelo movimento #BebaMaisLeite em parceria com a consultoria neozelandesa QConz. O programa tem como objetivo credenciar empresas do setor agropecuário que estejam alinhadas com os propósitos de promover o  bem-estar animal através de seus produtos ou serviços.

“O programa de certificação em bem-estar animal do #bebamaisleite tem como propósito assegurar de maneira independente através de auditorias de terceira parte as boas práticas de bem-estar animal nas fazendas produtoras de leite. Para fortalecer esse ecossistema desenvolvemos um programa voltado as empresas de insumos do setor, que fortalece esse ecossistema, gerando relevância para o selo de certificação e criando uma atmosfera positiva no setor para que mais produtores e indústrias certifiquem seus processos e garantam as boas práticas de bem-estar animal em seus produtos. Em um mundo digital e globalizado, o consumidor está cada vez mais atento a origem dos produtos que consome, buscando atributos que tenham significado e importância aos seus anseios. Gerar confiança através de ferramentas como o selo de bem-estar animal do #bebamaisleite que garante segurança, rastreabilidade e transparência são formas de conquistar esse consumidor”, declara a  diretora de certificações do programa, Helena Karsburg.

A Unidade de Pecuária da Ceva enviou para avaliação da auditoria dois produtos, o Velactis, primeiro e único facilitador de secagem disponível no mercado, e o Ketofen anti-inflamatório, analgésico e antipirético, ambos voltados para a pecuária leiteira.

Os produtos atenderam integralmente os critérios de avaliação do programa, que envolve uma série de análises e indicadores específicos, comprovando que a Ceva adota em sua metodologia de trabalho e produção dos medicamentos iniciativas voltadas a manutenção da saúde e bem-estar dos animais.

“A conquista dessa certificação reforça o compromisso que a Ceva tem com os produtores e com os animais. Estamos sempre buscando os melhores produtos e serviços que convergem para manutenção da saúde e do bem-estar animal”, declara a médica-veterinária e gerente da linha de produtos de pecuária leiteira da Ceva, Beatriz Ortolani.

O bem-estar animal é uma tendência mundial crescente. No Brasil o conceito está em plena expansão e, cada vez mais, os produtores investem em medidas que assegurem um processo produtivo mais empático. A mudança no comportamento do consumidor final também serve de impulso para a implementação de novas práticas, visto que os mesmos passaram a exigir atitudes responsáveis do setor agropecuário, avaliando os produtores não só pela qualidade do que produzem, mas também pelo tratamento dispensado aos animais durante todo o seu ciclo de vida.

“O bem-estar animal é uma exigência cada vez maior do mercado consumidor e tanto os laticínios quantos os produtores estão tendo que comprovar o trabalho sério que é feito no campo afim de atender essa demanda. A Ceva tem uma preocupação genuína com o tema e está do lado do produtor provendo produtos e conhecimento que o auxilia nessa jornada. E esse não é um caminhar solitário, precisa do envolvimento de toda a cadeia”, afirma Beatriz.

Bem estar animal: um princípio Ceva

“Juntos, além da saúde animal”, com essa missão, a Ceva Saúde Animal desenvolve e apoia diversas iniciativas que defendem e zelam pelo bem-estar animal ao redor do mundo incentivando o desenvolvimento de um processo produtivo sustentável.

Para isso, a empresa busca criar soluções que auxiliem os produtores na manutenção da saúde e do conforto dos animais.

O Velactis, por exemplo, foi desenvolvido pensando na manutenção do bem-estar das vacas durante o período seco. O produto proporciona redução rápida da produção do leite, queda da pressão intramamária, diminuição de dor e do vazamento do leite. Com o uso do Velactis os animais vocalizam menos e passam mais tempo deitados, comportamentos que indicam que os animais se sentem mais confortáveis.

O Ketofen é outro produto focado na manutenção do bem-estar, trabalhando sobre a vertente do animal livre de dor. O produto é um anti-inflamatório, analgésico e antipirético indicado para utilização em processos que exijam a redução da dor, da inflamação e da febre, sintomas que podem estar presentes nas mastites, no edema de úbere, nas infecções respiratórias dos bovinos, nas afecções músculo-esqueléticas, artrites, poliartrites, cólicas e distocias.

Bem-estar animal na cadeia leiteira

O bem-estar animal engloba uma série de iniciativas que visam assegurar a implementação de melhores práticas produtivas que proporcionam mais qualidade de vida aos animais.

O conceito defende a implementação do direito de cinco liberdades aos animais: livre de sede, fome e subnutrição; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar comportamento seu comportamento natural; e livre de estresse e medo.

No caso da produção leiteira, medidas como como manejo adequado, nutrição, medidas profiláticas para manutenção da saúde do rebanho, tratar corretamente os animais doentes, considerando a analgesia, e a implementação de um protocolo sanitário, são algumas das medidas que asseguram uma produção mais amigável e eficiente.

Voltar ao topo