Câncer de mama é o mais comum entre os pets

Saiba como identificar alterações nas mamas no seu pet e prevenir o avanço dos tumores de mama

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. Estima-se que 50% dos tumores mamários em cadelas são malignos. Já para os felinos o risco é ainda maior, cerca de 90% dos tumores são malignos e agressivos e 80% tendem a fazer metástase em um ano afetando principalmente os pulmões.

Assim como nos humanos, o câncer em pets tem origem multifatorial, envolvendo a participação de componentes genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais. Além disso, o crescimento desordenado das células mamárias também pode estar associado ao desenvolvimento de tumores.

No caso do câncer de mama, a influência mais significativa está relacionada a fatores hormonais, principalmente em animais que não foram castrados e utilizam anticoncepcionais injetáveis. Essa combinação, juntamente com a crescente longevidade dos animais de estimação, contribui para a crescente ocorrência de casos da doença.

Desta forma, é fundamental conscientizar os tutores sobre o diagnóstico precoce da doença que possibilita a adoção de estratégias terapêuticas para o tratamento e pode proporcionar longevidade ao pet.

Em sinergia com o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a médica-veterinária Nathalia Fleming, gerente de produtos pet da Ceva Saúde Animal, respondeu as dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira:

Quais os primeiros sinais da doença?

Os primeiros sinais que incluem aparecimento de nódulos ou caroços, vermelhidão, inchaço e feridas ou secreções na região mamária. É importante que o tutor se atente a esses sintomas e leve o animal para ser avaliado pelo médico-veterinário.

O tutor deve examinar a região com frequência?

A palpação das mamas, seguindo a mesma linha do que é feito com os humanos é recomendada. O tutor pode aproveitar um momento de brincadeira com o pet para observar a região.

A forma mais simples é a palpação das mamas seguindo a mesma linha do que é feito com humanos. No caso de cadelas, é preciso dar atenção especial para as mamas perto das patas traseiras, onde os tumores costumam ser mais frequentes. Nas gatas a ocorrência de tumores é maior nas patas dianteiras.

As fêmeas podem desenvolver a doença em qualquer idade?

Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos. Já as gatas podem desenvolver a doença a partir de um ano.

A castração pode auxiliar na prevenção?

No caso dos tumores mamários a castração, antes do primeiro cio, é a melhor forma de prevenção, pois normalmente as fêmeas não castradas são as que têm maior propensão ao desenvolvimento da doença.

Os cães machos também podem desenvolver câncer de mama?

No caso dos machos essa é uma condição considerada rara. Mas, como as mamas dos cães também produzem hormônios, como estrógeno e progesterona, mesmo em menor proporção eles também podem desenvolver a doença.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do câncer, independentemente do tipo, deve ser feito por um médico-veterinário.  a confirmação da doença só pode ser realizada após exames clínicos e laboratoriais. Por isso, as consultas frequentes com o profissional são imprescindíveis. Ao notar qualquer alteração no comportamento ou no corpo do animal o tutor deve buscar ajuda imediata.

Como é o tratamento?

O tratamento irá depender do tipo de câncer e estágio. Podendo ser indicado o uso de medicamentos, quimioterapia e intervenção cirúrgica.

Como prevenir os casos de câncer?

A prevenção é a melhor forma de evitar doenças nos pets, e no caso do câncer de mama não é diferente. Por isso, as avaliações periódicas com um médico-veterinário, mesmo que o animal aparente estar saudável é fundamental.

O especialista poderá identificar proativamente qualquer anomalia durante a consulta ou até mesmo solicitar exames de rotina que podem identificar se o animal possui alguma alteração de saúde. O diagnóstico precoce eleva os índices de sucesso no tratamento, garantindo mais bem-estar e aumentando a qualidade de vida dos animais.

Voltar ao topo