A suinocultura moderna e mais rentável considera o bem-estar animal e a otimização de mão-de-obra

Redução de estresse nos primeiros momentos de vida do leitão resulta em índices mais positivos para a granja

Nos últimos anos, tecnologia e inovação vêm sendo grandes aliadas dos produtores de suínos que almejam uma produção mais moderna, rentável e competitiva. Capaz de atender aos anseios e preocupações da sociedade quanto à sanidade dos animais, o bem-estar e a segurança alimentar global, a modernização da cadeia de produção considera aspectos que não eram muito discutidos até pouco tempo.

 

“Antes, o sucesso produtivo era pautado em quantidade, hoje sabemos que quantidade precisa estar aliada com qualidade, e a qualidade da proteína suína está intimamente relacionada com os índices de bem-estar e sanidade dos leitões durante toda a sua vida produtiva”, declara Marcio Dahmer, gerente de marketing da linha de suínos da Ceva Saúde Animal.

 

Os primeiros dias de vida da leitegada são os mais desafiadores nestes dois aspectos. O sistema imunológico dos animais ainda não está completamente desenvolvido, deixando-os vulneráveis aos agentes infecciosos presentes de forma endêmica nas granjas de todo o mundo. Ao mesmo tempo, a leitegada demanda maior dedicação e tempo de mão-de-obra, incluindo um número relevante de procedimentos que precisam ser feitos e através da manipulação destes animais, elevando consideravelmente seu nível de estresse. 

 

“Sabemos que o Cortisol, hormônio relacionado ao estresse, interfere diretamente na saúde dos leitões como um todo, além de impactar o seu ganho de peso e promover alterações comportamentais relevantes durante todo o processo de produção. Embora alguns dos fatores promotores de estresse sejam difíceis de eliminar, é importante conseguir identificar e reduzir a incidência destes momentos para os leitões. É o próximo grande passo da suinocultura em todo o mundo”, Marcio reforça.

 

Inovações marcantes para o setor surgiram nos últimos anos, e a Ceva Saúde Animal se mostrou pioneira ao disponibilizar para o mercado o Forceris®, a primeira associação injetável de gleptoferron e toltrazuril, de dose única e fixa, altamente eficiente no combate à anemia ferropriva e coccidiose nos leitões.

 

“Forceris é um case de sucesso mundial, com vários estudos embasando o seu uso. Um deles, realizado na Espanha, relata que os leitões submetidos à dose única de Forceris® apresentaram mais tempo em amamentação após o tratamento, quando comparado ao grupo de animais com tratamento parenteral + oral contra as mesmas doenças, em que observou-se aumento da necessidade de tempo de repouso. Isso demonstra maior facilidade à retomada do comportamento natural quando o tempo de manipulação é menor, com uma tendência estatística de menor concentração de cortisol sistêmico. Além disso, o no grupo tratado com Forceris® teve um maior ganho de peso médio diário durante a lactação e, posteriormente, maior peso ao desmame”, Marcio elabora. “Isso mostra como o cortisol impacta nos ganhos das granjas”.

 

Segundo Marcio, a proteção eficaz contra agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias, também é de extrema importância para a suinocultura. Por este motivo, focar na imunização dos animais de forma mais prática e eficiente foi um passo natural para a indústria no setor. 

 

“Focar em um manejo sanitário rápido, prático e eficiente é benéfico para os suínos e otimiza os processos da granja, reduzindo custos e direcionando a mão-de-obra para os momentos em que ela realmente é necessária. Para ampliar este conceito, baseado em muitos estudos, escolhemos combater a Circovirose Suína e a Pneumonia Enzoótica com uma única aplicação”, relata o profissional. 

 

As duas doenças citadas são de grande relevância para a suinocultura mundial, interferindo diretamente nos índices de desempenho e conversão alimentar dos animais acometidos. Além disso, a Circovirose tem uma taxa de mortalidade que pode chegar a 80%, trazendo prejuízos consideráveis aos suinocultores quando não prevenida de forma adequada. 

 

Repetindo a receita de sucesso com o Forceris®, que marcou o início de mudanças importantes no manejo da leitegada, a Ceva lança no Brasil a DUO®, uma combinação das vacinas já consagradas no mercado contra Circovirose Suína (Circovac®) e a Pneumonia Enzoótica (Hyogen®), capaz de promover dupla proteção dos leitões com uma única aplicação. 

 

“Com dose única fixa em 2,5mL por animal, que otimiza o tempo e a mão-de-obra direcionada para cada leitão e reduz o estresse de manipulação, a DUO® veio para transformar o manejo sanitário contra estas doenças em um processo rápido, prático e eficiente. Mais do que contribuir com a otimização dos processos da granja, a combinação destes dois imunizantes potencializa os efeitos da Circovac®, que quando unida à Hyogen®, é capaz de conferir uma proteção até às 26 semanas de vida dos leitões contra a Circovirose, atuando durante toda a vida produtiva do animal”, Marcio elucida. 

 

A Ceva, pioneira em muitos aspectos, reforça o seu posicionamento como parceira do suinocultor, trazendo tecnologia de ponta para atender da melhor forma as necessidades e anseios dos produtores. “E acreditamos que isso é essencial para o desenvolvimento da suinocultura mundial nos próximos anos: mais moderna, competitiva, dinâmica e amiga do bem-estar animal”, Marcio finaliza.

Voltar ao topo