A saúde do coração do seu cão está em dia?

Atenção aos sinais de alerta auxilia no diagnóstico precoce de doenças cardíacas nos pets

A preocupação com a saúde dos pets faz parte da rotina dos tutores e, assim como os humanos, é preciso estar atento também ao coração dos cães, afinal, as cardiopatias também podem afetar os animais.

O termo engloba as anomalias que podem afetar o órgão. Com causas multifatoriais, o problema pode ter origem genética, por infecções virais ou bacterianas ou ainda por conta da idade ou peso do animal.

As cardiopatias costumam apresentar sintomas silenciosos e, muitas vezes, o animal só é diagnosticado quando está em um estágio avançado da doença. Por isso, para conscientizar os tutores sobre o tema, o setembro Vermelho estimula o debate sobre a importância do diagnostico precoce das doenças cardíacas nos animais.

Algumas doenças cardíacas geram sintomas perceptíveis, enquanto outras não ocasionam sinais clínicos, o que torna o diagnóstico mais difícil. Desta forma, a visita periódica ao veterinário é indispensável para o diagnóstico precoce, que assegura mais qualidade de vida aos cães.

Mas, como saber se o cão sofre com alguma patologia cardíaca? A médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva, Nathalia Fleming, listou os quatro sinais de alerta para cardiopatias. Confira:

Tosse: Esse sintoma pode estar presente e associado a diversas doenças, inclusive do sistema respiratório. Por isso, é importante que o tutor se atente a frequência. Caso a manifestação seja frequente é indicado buscar ajuda.

Inchaço: O cão pode sofrer com o acúmulo de fluídos. Com isso o tutor pode perceber que áreas como abdômen e patas ficam mais inchadas.

Problemas respiratórios: O animal pode apresentar dificuldade para respirar ficando ofegante mesmo em momentos de repouso ou até mesmo evitando realizar atividades como passeios e brincadeiras com o tutor para poupar o fôlego.

Animal fica recluso: O animal reluta em realizar atividades como passear, brincar ou correr. Alguns podem ficar mais reclusos, evitando sair da cama, ou até mesmo se esconder em algum cômodo da casa.

Voltar ao topo