5 sinais que seu cão está sofrendo com verminose

Conheça os sintomas apresentados pelo cão com verminose

Verminoses são extremamente comuns nos pets, independente de sua raça, idade ou tamanho. Quando não tratadas de forma correta podem trazer riscos à saúde do animal e de seus tutores também, já que algumas verminoses são consideradas zoonoses – doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos e vice-versa.

A maior parte das contaminações dos pets acontecem por via oral-fecal, quando o animal entra em contato com fezes ou objetos que estejam contaminados com ovos ou larvas de verme, contato com hospedeiros intermediários (outros animais, podendo ser da mesma espécie ou não) e até mesmo via placentária da cadela prenhe para o filhote.

Para te ajudar a entender melhor se o seu pet pode estar com verme ou não, a médica-veterinária e gerente de produtos da Ceva Saúde Animal, Fernanda Ambrosino listou os cinco principais sintomas que estão relacionados com o problema:

  • Diarreia

Seu pet está com as fezes pastosas ou muito moles? A diarreia pode estar acontecendo pela presença de vermes no intestino, liberando substâncias que irritam a mucosa intestinal. Normalmente é o primeiro sinal perceptível de uma verminose.

 

  • Apatia

A pouca energia do cãozinho pode ter uma causa simples: vermes! Quando os parasitas se instalam na parede do intestino eles sugam nutrientes e sais minerais do organismo do pet, o que deixa ele desanimado e sem energia, Além disso, os vermes no intestino podem causar cólicas abdominais, e elas também colaboram para que o animal fique apático.

  • Perda de peso e barriga grande

A perda de peso é uma consequência da pouca absorção dos nutrientes e sais minerais, já que a parede intestinal apresenta algumas lesões causadas pelos vermes e eles competem pelos nutrientes com o pet. Nos filhotes, essa competição por nutrientes acaba diminuindo a quantidade de proteína no sangue e ocasionando a famosa “barriguinha de verme”.

  • Anemia

A anemia pode ser percebida de diversas formas: mucosas ao redor dos olhos e gengivas de coloração pálida, pelagem opaca e ressecada, queda excessiva de pelos... A confirmação só pode ser feita por exame de sangue, mas essa é uma das consequências de uma grande infestação de vermes

  • Vômitos

Os vômitos só ocorrem quando o animal tem uma grande quantidade de vermes em seu organismo, com uma quantidade muito grande de toxinas sendo liberadas. Em alguns casos é possível que o vômito tenha alguns parasitas, em outros a quantidade muito grande de vermes pode causar obstrução intestinal, impedindo a passagem dos alimentos pelo intestino.

A prevenção é a melhor estratégia para manter os animais protegidos. Para isso, é preciso investir na vermifugação periódica. No caso dos cães filhotes, o procedimento deve ser realizado logo nas primeiras semanas de vida. Já nos animais adultos, o protocolo irá depender do estilo de vida do animal e da avaliação do médico-veterinário. O mais indicado é que o procedimento seja realizado a cada três ou seis meses.

Voltar ao topo